FRALDAS DE PANO


TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AS FRALDAS DE PANO MODERNAS


Há quem diga que usar fraldas de pano é retrocesso, trabalhoso, e por isso inviável nos dias corridos da atualidade. Se você pensa assim, possivelmente tem como referência e imagem as tradicionais fraldas de pano usadas com calça plástica, muito comum nas décadas passadas. Naquele tempo se perdiam horas lavando fraldas: lavava-se na mão e passava a ferro uma a uma. Tinha que ter habilidade artística para fazer aquela dobra que mais parecia um origami em tecido! Tanta dedicação e cuidado para mal segurarem um xixi. E começava de novo o ciclo neurótico de higienização das fraldas, e agora com as roupas que sujaram com o vazamento das eliminações. Sim, isso de fato é trabalhoso e insustentável nos dias de hoje!

Com o passar dos anos e muitos avanços tecnológicos e pesquisas, inventaram e tornaram acessível as Fraldas Descartáveis, a medida que nossa sociedade foi ficando mais capitalista e consumista, pois isto era sinal de “avanço”, mas também de sobrevivência de um sistema econômico. Plásticos, químicos milagrosos e a tão sonhada praticidade! Irresistível para as mulheres que, além de mãe, felizmente conquistaram o mercado de trabalho.

Mas uma escolha não precisa privar a outra, como seria possível equilibrar as necessidades e desejos que a vida moderna trouxe, com as necessidades e respeito ao meio em que vivemos? Essas questões de sustentabilidade e a preocupação com o futuro de uma geração têm mobilizado e indicado o caminho para uma sociedade mais harmônica, de escolhas mais verdadeiras e respeitosas consigo, com o outro e com o meio ambiente.

            E podemos escolher unir tecnologia e conhecimento para garantir essa sustentabilidade, equilibrada a vida moderna, que exige dedicação e ao mesmo tempo praticidade. E é nesse ponto que surgem as fraldas de pano modernas: partem mais ou menos da mesma ideia das fraldas antigas, ou tradicionais, porém, com tecnologia nos tecidos utilizados, estudos sobre as lavagens, acabamento mais anatômico e durável. É a ideia da fralda antiga, porém modernizada e adequada às necessidades cotidianas atuais: consciência e praticidade.
  

BENEFÍCIOS DAS FRALDAS DE PANO MODERNAS

Ambiental

- As fraldas de pano são lavadas e reutilizadas.
- Uma fralda de pano tem um tempo de vida útil para no mínimo 3 crianças.
- Na sua produção: não há o abate massivo de árvores , não é testado em animais, não utiliza derivados de petróleo, não contamina rios e lençóis freáticos – diferente das fraldas descartáveis.
- O tecido leva 1 ano para se decompor no ambiente, enquanto o plástico pode demorar até 450 anos.
- As fraldas descartáveis são o 3° item mais comum no lixo.
- Utiliza-se menos água e luz para lavar as fraldas de pano do que o gasto com a produção das fraldas descartáveis. Além disso, a água utilizada em sua lavagem pode ser reutilizada para lavar o quintal, entre outros.

Econômico

- Com fraldas descartáveis, se gasta aproximadamente R$4.700,00 até o desfralde. Com as fraldas de pano, tem-se um gasto de aproximadamente R$1.000 até o desfralde. Essa economia pode ser ainda maior, a depender da forma de utilização. Modelos tipo “capa” são mais econômicos.
- Podem ser usadas em um próximo filho, vendidas, trocadas ou doadas.
- A economia também acontece pois não é necessário utilizar pomadas para assaduras.

Relação com o bebê

- Propicia um observar e uma escuta mais atenta às necessidades e sinais do bebê.
- Estreita o vínculo entre mãe e bebê, possibilitando compreender o ritmo biológico dos filhos e reparando mais prontamente se houver alterações no mesmo.
- Estudos tem associado o aquecimento escrotal, causado pelas fraldas descartáveis, com a infertilidade na idade adulta.

Qualidade e Conforto

- Toque macio e suave na pele do bebê. Fazendo muita diferença principalmente nos primeiros meses, em que a pele é mais sensível (quanto mais natural o tecido, melhor).
- A pele respira, evitando assaduras.
- Sem químicas, diminui significativamente a incidência de alergias.
- Devem ser lavadas na máquina de lavar.
- Não devem ser passadas (economiza seu tempo e não estraga as fraldas!)
- Conforto: imagine-se usando fraldas descartáveis por aproximadamente 2 anos ininterruptos, 24 horas por dia?
- São muito mais bonitas!


 --------------------------------------------------------------------------------------------------------


           QUERO USAR FRALDAS DE PANO: COMO COMEÇAR?

Existe uma gama enorme de modelos, marcas e materiais utilizados nas Fraldas de Pano Modernas, e ainda existe a opção da antiga calça plástica. Tem escolha para todos os tipos e gostos, e não há uma regra “do que é melhor”, Cada mãe-bebê se adaptam melhor com determinada marca ou modelo de fralda. No início você passará por um período de adaptação até achar o que mais combina com sua rotina. É bacana experimentar a maior variedade possível de tipos de fraldas. Algumas você vai se adaptar, outras não – e isso não quer dizer que elas são ruins, apenas não foram boas para suas necessidades, a mesma fralda pode ser amada por uns e odiada por outros. As que você não se adaptou, você pode vendê-las usadas, trocar ou doar, isso é muito comum nesse meio. E ai investe nas que você mais se adaptou. O segredo esta no ajuste, em escolher os absorventes certos para cada situação, e muita informação!


            CONHECENDO OS MODELOS

            Aqui vou apresentar alguns modelos de fraldas, os que considero mais básicos, ainda existem outros modelos e formas de uso. Basicamente falaremos de termos como a fralda e do absorvente.  Fralda é como se fosse a antiga calça plástica, contém a parte impermeável que vai impedir que a umidade atravesse para a roupa do bebê. O absorvente é o tecido que vai absorver o liquido, o que vai rechear a fralda.


Modelo POCKET

            O modelo tipo Pocket é uma fralda que possui um bolso para a inserção do absorvente. O absorvente é colocado dentro do bolso, e você tem então uma “peça única”. A maneira de colocar assemelha-se bastante as fraldas descartáveis, facilitando para quem não tem tanta prática em colocar a fralda ou mesmo quando fará uma troca na rua e precisa de certa praticidade a mais.
            Na pocket, o tecido que fica em contato com a pele do bebê é o Microsoft, que dá a sensação de “sempre-seco”. Esse tecido não absorve o liquido, apenas permite que ele atravesse, sendo absorvido pelo absorvente que esta no bolso. O bebê fica sequinho!
            Ao retirar a fralda suja, é preciso colocar todas as partes para lavar, assim, uma fralda é utilizada em uma única troca.


Modelo CAPA
           
            O modelo tipo Capa é a fralda sem bolso. Cumpre a função de fazer uma barreira impermeável entre o absorvente e a roupa do bebê. O absorvente úmido fica em contato direto com a pele do bebê. É uma opção onde se tem 2 peças soltas.
            Na troca da fralda, é possível reutilizar a mesma capa sem lavar – caso esta não tenha sujado – trocando apenas o absorvente. É uma opção mais econômica.
            Para ter a vantagem da sensação “sempre-seco”, você pode optar por alguns acessórios, como a Fronha de Microsoft ou um Liner de Microsoft  (ambos serão descritos abaixo).





 Absorventes

                   Outro ponto importante a se considerar é o tipo de absorvente que você vai usar. Existem uma infinidade deles, cada um com suas características próprias.
Os absorventes em algodão, por ser um tecido natural, tem menor chance de causar alergia e pode ir em contato com direto com a pele do bebê. Os absorventes de algodão podem ser atoalhados simples, atoalhados aveludados, malha lisa, flanela, fralda tipo “cremer”, entre outros. São formas diferente de tecer o algodão, que definem maior ou menor capacidade absorção. As fraldas tipo “cremer” são as que menos absorvem, porém, são as que absorvem de forma mais rápida, imediata.
Absorventes em tecidos sintéticos, como a microfibra por exemplo, tem uma capacidade de absorção maior, porém, não devem ir em contato com a pele do bebê pois ressecam a mesma (de tão absorventes que são!). Podem ser usados dentro da pocket, da fronha, ou mesmo enrolado em uma fralda tradicional (tipo cremer).
O absorvente noturno é um absorvente maior e que segura muito xixi, com o mínimo de volume possível.

  
Acessórios

Fronha: É de fato como se fosse uma fronha, com a função de colocar o absorvente dentro. É um acessório para usar com fraldas tipo Capa. A fronha tem um lado em Microsoft e o outro em Algodão. Deixando o Microsoft em contato com a pele do bebê, o bebê tem a sensação de “sempre-seco”.

Liner de Soft: Utilizado em fraldas tipo Capa, entre o absorvente e a pele do bebê, deixando o bebê com a sensação de sequinho. Consiste em uma faixa de Microsoft.

                                                     Liner de Soft


                                                       Fronha de Soft com absorvente                              


Tamanho

            Existem fraldas por tamanho (RN – P – M – G – GG) ou fraldas tamanho único, que se ajustam de um modo geral de 5 a 14kg.
Com as fraldas tamanho único você usa a mesma fralda até o desfralde, na maior parte dos casos. Basta ir soltando ou diminuindo os ajustes através de elásticos caseados nas pernas e na cintura, e alguns botões. Existem também fraldas onde o ajuste é feito apenas por botões.
As fraldas por tamanho você precisa ir trocando à medida que o bebê cresce, porém, tem a vantagem de ficarem menos volumosas.

Fralda Tamanho Único - ajuste por elásticos caseados nas pernas e na cintura.
                                    
Usar fraldas de pano é um Universo a parte, é quase como aprender a falar outra língua. No começo não entendemos nada, aprendemos e esquecemos, perguntamos e tiramos dúvidas mais uma vez. Até que um dia assimilamos, falamos e entendemos com naturalidade. Se você tiver a opção de conhecer as fraldas pessoalmente, vale a pena, a compreensão é mais rápida - assim como ir morar num outro país para aprender a língua. Existem encontros por todo o Brasil com o intuito de divulgar as fraldas de pano modernas, procure uma Fraldada ou um Maternaço em sua região.


DE QUANTAS FRALDAS VOU PRECISAR?

Não existe uma resposta definitiva para esta pergunta, é preciso refletir sobre alguns pontos e fazer escolhas a partir das suas necessidades. Podemos pensar em 4 pontos que relacionam-se entre si para esta escolha:

Quantidade de trocas:

A idade do bebê influencia na quantidade de trocas: quanto mais novo, maior a frequência de trocas, porém, a cada troca, uma menor quantidade de urina. A medida que crescem, a frequência de xixis tendem a diminuir – pois aos poucos vão adquirindo este controle natural das eliminações – porém uma quantidade maior de urina a cada eliminação.
A alimentação também vai influir na textura do coco, e por sua vez em sua frequência e na quantidade de trocas.

Frequência das lavagens:

Você precisa pensar de quantos em quantos dias pretende lavar as fraldas, e o tempo de secagem das mesmas. Recomendamos lavar a cada 2 dias (no máximo 3), e para isso é preciso uma quantidade maior de fraldas. Mas você pode optar por lavar todos os dias, e ai necessitará de menos fraldas.

Tipo de fralda:

Quanto escolher os modelos considere as vantagens e desvantagens de cada um. Qual modelo* é mais eficiente para você, considerando as questões acima? Também vale considerar para esta escolha quem fará as trocas de fraldas. Existem modelos mais práticos de colocarem, mesmo que a pessoa não saiba usar fraldas de pano, vai saber colocar, pois ficam semelhantes a forma fechamento das descartáveis.

Investimento: 

              O quanto você pretende gastar? Modelos tipo capa tendem a ser mais econômicos pois é possível utilizar mais de uma vez a mesma capa, trocando-se apenas o absorvente.


Considerando os pontos acima, podemos calcular da seguinte forma:

Nos primeiros meses um bebê precisa em média de 10 trocas de fraldas por dia. A medida que vai crescendo, podemos considerar uma média de 6 trocas por dia. Assim, seguirei os cálculos pensando em 8 trocas diárias, para contemplar essa variação, e considerando que a lavagem das fraldas será feita a cada 2 dias. Você pode trocar esse número para sua realidade, aqui é uma estimativa.

Então você vai precisar fraldas suficientes para 3 dias. Assim, 24 trocas de fraldas. Destas, 16 trocas em dias consecutivos, sem lavagem. Enquanto essas 16 são lavadas e secas, você estará usando as outras 8.

Sugiro 2 ou 3 fraldas/combinações noturnas, e as trocas diurnas vai depender de como você quer usar, se como capa ou como pocket. Como capa, você pode usar a mesma capa em mais de uma troca, caso não tenha sujado. Você pode fazer um misto, usar capas em casa e pockets para sair, por exemplo. Essa dinâmica é muito pessoal.

Estes cálculos são pensados para fraldas “tamanho único”, onde você usa a mesma fralda de 5 a 15kg. Para quem vai começar a usar desde recém-nascido, sugiro pensar em ter algumas fraldas tamanho RN-P (até 5kg), são mais fáceis de ajustar no corpinho pequeno e ficam menos volumosas.

Se você optar por lavar todos os dias, ai você pode ter uma quantidade menor de fraldas.

O tempo de secagem pode variar de acordo com sua localidade, se vai usar secadora ou não, e com o tipo de fralda.

Não existe uma receita para as fraldas de pano, bem como para tudo que envolve o maternar/paternar consciente. O que existe é uma leitura constante do equilíbrio das necessidades de cada relação, de cada indivíduo (principalmente do bebê e da criança), de cada família, de cada rotina...de cada dia vivido! O que foi bom ontem pode não ser mais hoje, e o que não é bom pra mim, pode ser bom para o outro. 


Pode parecer difícil, mas te garanto, o mais difícil é quebrar os paradigmas e permitir que as mudanças aconteçam dentro de nós!


Um comentário: